Pular para o conteúdo principal

AMIZADE DE CÃO

Feroz, que de violento e cruel não tinha nada...
Pêlo marrom, olhos marrons. Rabo peludo, juba de leão..
Feroz que embora acanhado e reservado, não dispensava um pé para lhe fazer carinho...
Feroz... que mesmo carregando o peso de seus 17 anos,  não escutava bem, mas ouvia.  Com os olhos cansados, olhava .
Como todo cão, seus instintos eram apurados, seus sentidos aguçados. Conhecia o barulho do motor do carro, conhecia os passos de cada um. Sabia quem era amigo, e, para quem não era, ele se retirava, de um jeito esnobe e elegante.
Os cães sentem. Há uma razão para eles terem se tornado os “bichos de estimação”, senão criaríamos cobras, lagartos ou rãs. Os cães correspondem, e muito mais... entendem e não exigem. São puros, não sentem inveja, pelo contrário. Eles pulam, gritam, comemoram, sem saber o que. Se é importante para você, é importante para ele.
“Para um cão você não precisa de carrões,de grandes casas ou roupas de marca. Símbolos de status não significavam nada para ele. Um graveto já está ótimo. Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou idiota, esperto ou burro. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Dê seu coração a ele, e ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não. De quantas pessoas você pode falar isso? Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário? (Marley e eu – filme).”
Mesmo quando você é uma péssima companhia, quando está com um humor terrível, ele não se afasta. Para que amigo mais fiel? Ele não te julga...
O feroz, sempre foi um cão livre. Não gostava de banho, não gostava de amarras. Por isso, nunca o amarramos. E o banho, nunca foi muito exigido. Ele vivia solto, no pátio, na rua. Mas sempre dormia em casa (na garagem, nunca quis a casa feita para ele). No inverno, deitava sobre seus panos, seencostava na parede para sentir o calor da lareira e dormia junto com seus irmãos adotivos, Princesa e Orelhudo. Reclamava, claro, já estava rabugento, 17 anos não é pra qualquer cachorro, ter ótimo humor já seria exigir demais.
Quando o verão se aproximou (há uns três anos), quis fazer um favor ao Feroz,que tal um banho e tosa? Com todo aquele pêlo devia estar incomodado. Veio um moço, com um laço na mão, só dessa forma conseguiria pegá-lo. O levou... Mais tarde, chegou o Feroz, tosado, banhado, mas estranho... Ele havia sofrido uma parada cardíaca, tal era o pavor dele por banho. Conseguiram reanimá-lo, para minha alegria e alivio...eu morreria de remorso.
Com os olhos vermelhos ele me olhou como quem diz: “Olha o que fizeram comigo”! Nunca mais obriguei ele a tomar banho.
Ele era livre. Só gostava de banho de chuva. Respeitei.
Todos que adoram seus cães vão dizer:o meu cachorro é diferente, ele só falta falar!Não seria diferente comigo.
 Ele era único, não tinha raça definida. Jamais vai haver um cão igual a ele.
Cão amigo, tranqüilo, amável, respeitador.
Partiu o doce Feroz! Não vai mais latir cuidando a casa, mas continuará aqui, no jardim, embaixo de uma boa sombra...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO E SAÚDE MENTAL

O trabalho tem papel importantíssimo na vida do ser humano e na saúde mental. Trabalhar faz com que nos sintamos úteis para a sociedade e o mundo. Na visão de Bleger (1984), não interessa apenas a ausência de doenças, mas o desenvolvimento integral das pessoas e da comunidade. A ênfase, então, na saúde mental, desloca-se da doença à saúde e à observação de como os seres humanos vivem em seu cotidiano. Atualmente, observa-se uma pressão constante contra a grande massa de trabalhadores existente em quase todo o mundo. Uma ameaça com objetivo certeiro faz com que milhares de pessoas sintam-se sobressaltadas, pois a única ferramenta de que dispõe – sua força de trabalho – pode ser dispensada a qualquer momento (CAPITÃO & HELOANI 2003, p.2). Isso se dá, em parte, pelo avanço da tecnologia que em muitos casos faz com que a força de trabalho seja substituída por máquinas que em curto prazo realizam atividades antes praticadas apenas por pessoas. Alguns indivíduos não conseguem a...

Jornal De Fato - Nova Santa Rita, RS

QUERIDOS AMIGOS E LEITORES DO BLOG. NESTA SEMANA ESTAREI INICIANDO PARCERIA OFICIALMENTE COM O JORNAL DE FATO/ NOVA SANTA RITA E REGIÃO. ESTOU FELIZ COM MAIS ESTA PARCERIA POIS, ME INCENTIVA A CONTINUAR ESCREVENDO E COLABORANDO DE ALGUMA FORMA COM JORNAIS E A POPULAÇÃO EM GERAL QUE TEM ACESSO AOS MEUS ESCRITOS. MAIS ESTE CONVITE, REAFIRMA O SUCESSO DO BLOG marianitapsicologa.blosgpot.com, POIS, FOI ATRAVÉS DELE QUE AS EQUIPES DOS JORNAIS O MENSAGEIRO E O DE FATO SE INTERESSARAM, CONHECERAM E GOSTARAM DO MEU TRABALHO. AGRADEÇO E ACEITO COM TODO O CARINHO O CONVITE DESTE JORNAL E DEIXO UM ABRAÇO ESPECIAL A MARIANA ORNELES MARTINS  (QUE APRESENTOU O BLOG PARA A EQUIPE), E TAMBÉM PARA LOURENÇO GRAIZ. UM BEIJO À TODOS E ATÉ A PRÓXIMA PUBLICAÇÃO. Prezada Psicóloga Marianita Ortaça:   O Jornal De Fato, sediado em Nova Santa Rita/RS, através de seu editor Manoel Lourenço Graiz, tendo conhecimento dos trabalhos elaborados e publicados pela psicóloga Marianita Ortaça, atravé...

31.03.2012 Estréia no Jornal O Mensageiro de Santo Ângelo.