Pular para o conteúdo principal
Doença de Alzheimer  - parte 4.
O CUIDADOR FAMILIAR

Atendendo a pedidos, nesta semana trago mais um trecho da pesquisa “ A Família e a Doença de Alzheimer”,  autoria de Marianita Kutter Ortaça e Drª. Deise Francisco.
 
 A experiência de cuidar de um doente em casa tem se tornado cada vez mais frequente no cotidiano das famílias, assim esta é vista como um espaço em que pessoas com doenças crônicas como a doença de Alzheimer, podem viver com maior qualidade de vida, no seio da família, tendo a possibilidade de garantir a preservação de sua identidade, bem como sua autonomia (GIRARDON-PERLINI, 2001). Nesse sentido as políticas de atenção ao idoso defendem que o domicílio constitui-se no melhor local para o idoso envelhecer (CATTANI, GIRARDON-PERLINI, 2004).
Segundo Cattani & Girardon-Perlini (2004) cuidar de idosos dependentes acometidos por uma patologia crônica, trata-se de uma situação frequente para muitas famílias. Os cuidadores/ familiares desempenham atividades no próprio local onde residem visando prover as demandas apresentadas pelo idoso.
Muitas vezes o cuidador se sobrecarga ao assumir uma responsabilidade que vai além das suas capacidades físicas e emocionais, razão pela qual precisa ser apoiado, valorizado e reconhecido pelo trabalho o qual executa. Dessa maneira, os cuidadores familiares necessitam de atenção e maiores informações a respeito dessa patologia e dos cuidados acerca da doença. Identificou-se assim através desta pesquisa a falta de suporte aos cuidadores/familiares nos serviços de saúde e na comunidade..
 
A extensão e a complexidade de algumas doenças crônicas, progressivas e degenerativas repercutem de forma negativa sobre o cuidador, sendo esse merecedor de atenção especializada dos profissionais e dos serviços de saúde, no que concerne a educação em saúde, pois muitas vezes desconhece as condutas adequadas frente às manifestações das doenças e às exigências de cuidar de um idoso fragilizado (LUZARDO, GORINI E DA SILVA, 2006, p. 588).
 
 
Texto publicado nos jornais: Jornal Missioneiro de São Luiz Gonzaga, Jornal O Mensageiro de Santo Ângelo, Jornal De Fato de Nova Santa Rita - mês Agosto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO E SAÚDE MENTAL

O trabalho tem papel importantíssimo na vida do ser humano e na saúde mental. Trabalhar faz com que nos sintamos úteis para a sociedade e o mundo. Na visão de Bleger (1984), não interessa apenas a ausência de doenças, mas o desenvolvimento integral das pessoas e da comunidade. A ênfase, então, na saúde mental, desloca-se da doença à saúde e à observação de como os seres humanos vivem em seu cotidiano. Atualmente, observa-se uma pressão constante contra a grande massa de trabalhadores existente em quase todo o mundo. Uma ameaça com objetivo certeiro faz com que milhares de pessoas sintam-se sobressaltadas, pois a única ferramenta de que dispõe – sua força de trabalho – pode ser dispensada a qualquer momento (CAPITÃO & HELOANI 2003, p.2). Isso se dá, em parte, pelo avanço da tecnologia que em muitos casos faz com que a força de trabalho seja substituída por máquinas que em curto prazo realizam atividades antes praticadas apenas por pessoas. Alguns indivíduos não conseguem a...

Jornal De Fato - Nova Santa Rita, RS

QUERIDOS AMIGOS E LEITORES DO BLOG. NESTA SEMANA ESTAREI INICIANDO PARCERIA OFICIALMENTE COM O JORNAL DE FATO/ NOVA SANTA RITA E REGIÃO. ESTOU FELIZ COM MAIS ESTA PARCERIA POIS, ME INCENTIVA A CONTINUAR ESCREVENDO E COLABORANDO DE ALGUMA FORMA COM JORNAIS E A POPULAÇÃO EM GERAL QUE TEM ACESSO AOS MEUS ESCRITOS. MAIS ESTE CONVITE, REAFIRMA O SUCESSO DO BLOG marianitapsicologa.blosgpot.com, POIS, FOI ATRAVÉS DELE QUE AS EQUIPES DOS JORNAIS O MENSAGEIRO E O DE FATO SE INTERESSARAM, CONHECERAM E GOSTARAM DO MEU TRABALHO. AGRADEÇO E ACEITO COM TODO O CARINHO O CONVITE DESTE JORNAL E DEIXO UM ABRAÇO ESPECIAL A MARIANA ORNELES MARTINS  (QUE APRESENTOU O BLOG PARA A EQUIPE), E TAMBÉM PARA LOURENÇO GRAIZ. UM BEIJO À TODOS E ATÉ A PRÓXIMA PUBLICAÇÃO. Prezada Psicóloga Marianita Ortaça:   O Jornal De Fato, sediado em Nova Santa Rita/RS, através de seu editor Manoel Lourenço Graiz, tendo conhecimento dos trabalhos elaborados e publicados pela psicóloga Marianita Ortaça, atravé...

31.03.2012 Estréia no Jornal O Mensageiro de Santo Ângelo.