Pular para o conteúdo principal

Aceita um chimarrão?

 
Abri a porta do consultório. Na sala de espera uma querida paciente com uma sacola grande na mão esperava. Dei-lhe um beijo e pedi para entrar. Ela muito sorridente me disse: “Hoje trouxe um chimarrão pra nós”. Mais do que depressa minha mente voou para a obra do Luis Fernando Veríssimo e me vi na pele do próprio Analista de Bagé.
Quase que eu digo: “Senta vivente, me passe esse mate topetudo e vamos proseando.”
Vi-me entre os ensinamentos passados ao longo do curso e meu jeito acolhedor e sem frescura de ser. Aceitei o mate!
Sei muito bem que a relação entre terapeuta e paciente tem de ser profissional, mas também sei que fazendo “cara de planta” eu não vou deixar meus pacientes à vontade para abrir sua vida, seus sofrimentos, mágoas e intimidades.
Lembro-me que quando resolvi começar a fazer psicoterapia, pedi para minha professora Alzira para que me indicasse alguém muito “legal”. “Legal” para mim era alguém que me desse um oi sorrindo, me desse um abraço e um beijo e me fizesse sentir vontade de contar minha história. Ela acertou em cheio!
A minha psicóloga. Desirê Ferraz é parecida comigo. E conhecer ela não serviu somente para resolver alguns conflitos, mas também para eu me certificar de que poderia agir conforme sou também na vida profissional.
Eu, como profissional, já disse para um paciente que iria sentir falta (quando de uma alta), já falei que senti saudade (depois de umas férias), já disse que admiro, que gosto... já disse o quanto meus pacientes são importantes. Bem como um dia ouvi isso da minha psicoterapeuta, senti que era verdadeiro e que eu sentia o mesmo, sem que isso prejudicasse a relação terapêutica/profissional que existia.
Nesta vida de psicoterapeuta, temos que nos reinventar, às vezes quebrar regras, sabendo que baseados na ética profissional e no bem do paciente/cliente, tudo é válido!

Texto publicado nos jornais: Jornal Missioneiro de São Luiz Gonzaga, Jornal O Mensageiro de Santo Ângelo, Jornal De Fato de Nova Santa Rita. Mês: Outubro.

Comentários

  1. MUITO LINDO SEU GESTO MARI, ISTO ACRESCENTA AINDA MAIS A SUA SIMPATIA!!!! EU ATÉ SOU SUSPEITA PARA FALAR DE VC, POIS ADORO VC E SUA FAMÍLIA!!!!E UMA PESSOA QUE TRATA SEUS PACIENTES COM AMOR E COMO SE FOSSE DA FAMÍLIA,ISTO NÃO TEM NADA NO MUNDO QUE PAGUE.MUITO MAIS FÁCIL SE ABRIR PARA UMA PESSOA QUE TRATA A GENTE COMO UMA AMIGA DO QUE A QUE NOS TRATA COMO PACIENTE, SEI COMO É ISTO; POIS JÁ ME TRATEI COM UM PSIQUIATRA E NÃO ME SENTIA MUITO A VONTADE, TANTO É QUE ABANDONEI O TRATAMENTO!!!! MUITO MAIS SUCESSO!!!! TE ADORO, BJSSSS

    ResponderExcluir
  2. Legal ler isto, porque minha terapeuta me trata com este carinho e eu a AMO DEMAIS !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As relações amorosas e o sentido do amor

O amor é de fundamental importância na vida dos seres humanos. A experiência amorosa é tão forte que pode ser considerada uma das que mais mobiliza a vida humana. Seu sentido vai além da perpetuação da espécie e da formação da família. Apesar das crises que surgem na sociedade, o amor continua sempre. Por exemplo, o casamento pode ser desvalorizado em função das transformações culturais, da “modernidade” ou crises econômicas, mas nem por isso as pessoas vão deixar de se atrair e se relacionar de forma amorosa. O amor sobrevive a várias crises, à distância, aos empecilhos da vida e ao passar do tempo, mas não garante a permanência do par no dia-a-dia, ao contrário do “...e viveram felizes para sempre” dos contos de fadas. Não podemos pensar que o amor e um relacionamento saudável, satisfatório sobrevive sozinho, sem que façamos algum esforço. Precisamos investir no amor, no par, todos os dias! Pequenos gestos fazem com que o amor permaneça com o casal mesmo depois de anos. Os intere

TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO - TOC

O tema dessa semana é o Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) , que foi sugerido por uma leitora do blog, Daniele Rebelatto, que sofreu com o transtorno, fez tratamento e hoje diz ter reduzido 90% dos sintomas. O Transtorno obsessivo compulsivo é um transtorno heterogênio que se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões que consomem tempo ou interferem de forma significativa nas rotinas diárias do indivíduo, no seu trabalho, na sua vida familiar ou social e causam acentuado sofrimento (CORDIOLI 2008 p 428). Pode ocorrer com qualquer pessoa, independente da classe social, sexo, cor ou credo, gerando pensamentos estranhos que aparecem de forma repetida e persistente (obsessão), e causam muita ansiedade, angústia, culpa e medo. Para aliviar essa ansiedade e sofrimento o indivíduo tende a ter algum tipo de comportamento ou praticar um ritual (compulsão) na busca de se libertar dessas ideias e pensamentos, pois as compulsões permitem um alívio momentâneo da ansiedade.        

SEJAM BEM-VINDOS!

A partir de agora postarei semanalmente meus textos (publicados) sobre psicologia nesse blog. Espero que gostem! Um abraço, Marianita