Pular para o conteúdo principal

ADOLESCÊNCIA E DEPRESSÃO



  A adolescência é uma fase da vida em que o indivíduo encontra-se entre dois extremos. Digamos que se encontra flutuando entre duas ilhas. Uma é a infância e a outra a adultez.
O Adolescente sofre a perda do corpo infantil e do que essa fase implica e, por que ainda não está pronto para as responsabilidades de um adulto, não lhe é permitido avançar – por um tempo. O corpo passa por diversas alterações físicas e hormonais. Existe um corpo “pronto” de adulto, mas que não é visto assim. Essa “fase”  é imposta pela sociedade ao adolescente e foi denominada por Calligaris de moratória.
Existem alguns comportamentos diferenciados que o adolescente irá apresentar como, por exemplo, um distanciamento dos pais e a identificação e aproximação com grupo de semelhantes. A amizade é algo extremamente valorizado nessa época, se acaba uma amizade parece que o mundo desmorona. É tempo também de ansiedade devido a escolha profissional.
O isolamento e desinteresse por coisas antes (na infância) de muita influência também é uma característica e não precisa ser necessariamente um sintoma de depressão.
Existem fatores que podem somar para o desenvolvimento de depressão na adolescência, como histórico familiar (casos na família),  fatores ambientais externos como perdas, rupturas,  relações familiares precárias.
Segundo o site Psiqueweb,  infelizmente há crescente reconhecimento da depressão durante a adolescência e início da vida adulta.
Os pais e o próprio adolescente podem ficar atentos a alguns sintomas, que apresentados diariamente por um período mínimo de duas semanas pode caracterizar depressão. São eles:
·         Irritabilidade;
·         Tristeza persistente, estado depressivo;
·         Dificuldade de Concentração;
·         Perda de interesse por atividades antes prazerosas;
·         Isolamento exagerado;
·         Crises de choro;
·          Diminuição do apetite ou aumento de peso – que também tem relação com ansiedade.
·         Pensamentos sobre morte e ideia de suicídio.
·         Muito sono ou insônia, etc.

Tema sugerido pela leitora:
Raquel Aline Pereira 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO E SAÚDE MENTAL

O trabalho tem papel importantíssimo na vida do ser humano e na saúde mental. Trabalhar faz com que nos sintamos úteis para a sociedade e o mundo. Na visão de Bleger (1984), não interessa apenas a ausência de doenças, mas o desenvolvimento integral das pessoas e da comunidade. A ênfase, então, na saúde mental, desloca-se da doença à saúde e à observação de como os seres humanos vivem em seu cotidiano. Atualmente, observa-se uma pressão constante contra a grande massa de trabalhadores existente em quase todo o mundo. Uma ameaça com objetivo certeiro faz com que milhares de pessoas sintam-se sobressaltadas, pois a única ferramenta de que dispõe – sua força de trabalho – pode ser dispensada a qualquer momento (CAPITÃO & HELOANI 2003, p.2). Isso se dá, em parte, pelo avanço da tecnologia que em muitos casos faz com que a força de trabalho seja substituída por máquinas que em curto prazo realizam atividades antes praticadas apenas por pessoas. Alguns indivíduos não conseguem a...

Jornal De Fato - Nova Santa Rita, RS

QUERIDOS AMIGOS E LEITORES DO BLOG. NESTA SEMANA ESTAREI INICIANDO PARCERIA OFICIALMENTE COM O JORNAL DE FATO/ NOVA SANTA RITA E REGIÃO. ESTOU FELIZ COM MAIS ESTA PARCERIA POIS, ME INCENTIVA A CONTINUAR ESCREVENDO E COLABORANDO DE ALGUMA FORMA COM JORNAIS E A POPULAÇÃO EM GERAL QUE TEM ACESSO AOS MEUS ESCRITOS. MAIS ESTE CONVITE, REAFIRMA O SUCESSO DO BLOG marianitapsicologa.blosgpot.com, POIS, FOI ATRAVÉS DELE QUE AS EQUIPES DOS JORNAIS O MENSAGEIRO E O DE FATO SE INTERESSARAM, CONHECERAM E GOSTARAM DO MEU TRABALHO. AGRADEÇO E ACEITO COM TODO O CARINHO O CONVITE DESTE JORNAL E DEIXO UM ABRAÇO ESPECIAL A MARIANA ORNELES MARTINS  (QUE APRESENTOU O BLOG PARA A EQUIPE), E TAMBÉM PARA LOURENÇO GRAIZ. UM BEIJO À TODOS E ATÉ A PRÓXIMA PUBLICAÇÃO. Prezada Psicóloga Marianita Ortaça:   O Jornal De Fato, sediado em Nova Santa Rita/RS, através de seu editor Manoel Lourenço Graiz, tendo conhecimento dos trabalhos elaborados e publicados pela psicóloga Marianita Ortaça, atravé...

31.03.2012 Estréia no Jornal O Mensageiro de Santo Ângelo.