Pular para o conteúdo principal

ENTRE DOIS EXTREMOS




O Transtorno Bipolar é uma patologia que se tornou popular nas conversas entre amigos nos últimos tempos. Assim, as pessoas passaram a denominar fulanos de  “bipolar” pelo fato de o individuo oscilar o seu estado de humor, estando por vezes triste, por vezes muito alegre e eufórico.
Devemos lembrar que altos e baixos são experimentados por praticamente qualquer pessoa, e não constituem um distúrbio. As mudanças de humor do distúrbio bipolar são mais extremas e mais duradouras que aquelas experimentadas pelas demais pessoas.
Essa patologia não é algo assim tão simples de diagnosticar, e é considerada grave pois pode comprometer a vida do individuo quando não tratada.
Muitas vezes é confundida popularmente com “temperamento ou personalidade forte”, o que dificulta a procura por auxílio profissional (psiquiátrico e psicológico).
Segundo a ABTB (Associação Brasileira de  Transtorno Bipolar), a patologia é caracterizada por alterações de humor que se manifestam como episódios depressivos alternando-se com episódios de euforia (também denominados de mania), em diversos graus de intensidade. O transtorno Bipolar tipo I se caracteriza pela presença de episódios de depressão e de mania, e ocorre em cerca de 1% da população geral. Considerando-se os quadros mais brandos do que hoje se denomina “espectro bipolar”, como o Transtorno Bipolar tipo II, caracterizado pela alternância de depressão e episódios mais leves de euforia - hipomania, a prevalência pode chegar a até 8% da população. Assim, estima-se que cerca de 1,8 a 15 milhões de brasileiros sejam portadores do TB, nas suas diferentes formas de apresentação.
O transtorno bipolar tem em sua origem alterações biológicas, sendo influenciado por fatores ambientais e sociais, e sua expressão é psicológica. Da mesma forma, o tratamento inclui intervenções medicamentosas, bem como, psicoterapias e estratégias de intervenção psicossocial. O transtorno é crônico, mas pode ter seu curso alterado favoravelmente pelo uso de estabilizadores de humor (CORDIOLI, 2008 p 641).
A ABTB ainda nos alerta, O TB acarreta incapacitação e grave sofrimento para os portadores e suas famílias. A família acaba por viver os sintomas, os medos, a ansiedade e manias que o portador desse transtorno apresenta e por isso sofre muito, principalmente quando o familiar portador se nega a buscar ajuda, ou desiste do tratamento (o que é bem frequente).  Dados da Organização Mundial de Saúde, ainda na década de 1990, evidenciaram que o TB foi a sexta maior causa de incapacitação no mundo. Estimativas indicam que um portador que desenvolve os sintomas da doença aos 20 anos de idade, por exemplo, pode perder 9 anos de vida e 14 anos de produtividade profissional, se não tratado adequadamente.
A mortalidade dos portadores de TB é elevada, e o suicídio é a causa mais freqüente de morte, principalmente entre os jovens.
A psicoterapia para o transtorno bipolar tem quatro objetivos fundamentais: melhora na adesão à farmacoterapia, prevenção de recorrências dos episódios de humor, remissão de sintomas, auxílio no manejo dos estressores psicossociais (Cordioli, 2008 p 643).
O transtorno bipolar é sério! O portador precisa de ajuda e pode ter uma vida normal se seu tratamento for aceito e conduzido de forma correta. A família, assim como a reinserção social desempenha papel importantíssimo no tratamento do TB.

Referências:
Cordioli, A.V. Psicoterapias: abordagens atuais – 3.ed. – Porto Alegre: Artmed, 2008.

Assunto sugerido pela leitora: Ana Lucia Manzoni 


Marianita Kutter Ortaça - Psicóloga
Publicado nos jornais: Missioneiro e O Mensageiro 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO E SAÚDE MENTAL

O trabalho tem papel importantíssimo na vida do ser humano e na saúde mental. Trabalhar faz com que nos sintamos úteis para a sociedade e o mundo. Na visão de Bleger (1984), não interessa apenas a ausência de doenças, mas o desenvolvimento integral das pessoas e da comunidade. A ênfase, então, na saúde mental, desloca-se da doença à saúde e à observação de como os seres humanos vivem em seu cotidiano. Atualmente, observa-se uma pressão constante contra a grande massa de trabalhadores existente em quase todo o mundo. Uma ameaça com objetivo certeiro faz com que milhares de pessoas sintam-se sobressaltadas, pois a única ferramenta de que dispõe – sua força de trabalho – pode ser dispensada a qualquer momento (CAPITÃO & HELOANI 2003, p.2). Isso se dá, em parte, pelo avanço da tecnologia que em muitos casos faz com que a força de trabalho seja substituída por máquinas que em curto prazo realizam atividades antes praticadas apenas por pessoas. Alguns indivíduos não conseguem a...

Jornal De Fato - Nova Santa Rita, RS

QUERIDOS AMIGOS E LEITORES DO BLOG. NESTA SEMANA ESTAREI INICIANDO PARCERIA OFICIALMENTE COM O JORNAL DE FATO/ NOVA SANTA RITA E REGIÃO. ESTOU FELIZ COM MAIS ESTA PARCERIA POIS, ME INCENTIVA A CONTINUAR ESCREVENDO E COLABORANDO DE ALGUMA FORMA COM JORNAIS E A POPULAÇÃO EM GERAL QUE TEM ACESSO AOS MEUS ESCRITOS. MAIS ESTE CONVITE, REAFIRMA O SUCESSO DO BLOG marianitapsicologa.blosgpot.com, POIS, FOI ATRAVÉS DELE QUE AS EQUIPES DOS JORNAIS O MENSAGEIRO E O DE FATO SE INTERESSARAM, CONHECERAM E GOSTARAM DO MEU TRABALHO. AGRADEÇO E ACEITO COM TODO O CARINHO O CONVITE DESTE JORNAL E DEIXO UM ABRAÇO ESPECIAL A MARIANA ORNELES MARTINS  (QUE APRESENTOU O BLOG PARA A EQUIPE), E TAMBÉM PARA LOURENÇO GRAIZ. UM BEIJO À TODOS E ATÉ A PRÓXIMA PUBLICAÇÃO. Prezada Psicóloga Marianita Ortaça:   O Jornal De Fato, sediado em Nova Santa Rita/RS, através de seu editor Manoel Lourenço Graiz, tendo conhecimento dos trabalhos elaborados e publicados pela psicóloga Marianita Ortaça, atravé...

31.03.2012 Estréia no Jornal O Mensageiro de Santo Ângelo.