Pular para o conteúdo principal

COMO DAR LIMITES AOS FILHOS?


Todos nós sabemos que nos dias atuais a vida é corrida. O trabalho e a busca por crescimento profissional para proporcionar conforto para a família faz com que os filhos cresçam sem o contato necessário com os pais. Fica difícil dar limites aos filhos quando não se está presente.
               Aí surgem as compensações: - “Não sou mais presente na vida de meu filho porque quero lhe proporcionar tudo que não pude ter” (bens materiais).
Os pais compram videogames de última geração, computadores potentes, o helicóptero com controle remoto, a pista de dança eletrônica e assim vai...
Mas o que temos que pensar é que uma criança não precisa de tanta coisa pra ser feliz. Amor e carinho muitas vezes não estão na lista de presentes de natal, mas são o que a criança mais precisa pra crescer saudável.
Amar muitas vezes é dizer NÃO. Impor limites aos filhos. Mas para isso precisamos dar atenção, e não somente “chamar a atenção”.
Deixo algumas sugestões:
*Reserve um tempo de seu dia para fazer alguma atividade com seu filho, pode ser revisar seu caderno, conversar sobre o dia ou mesmo brincar, e encare isso como um compromisso que não pode ser adiado.
*Trate seu filho com amor. Sempre! Lembre-se: criança precisa de atenção e não raros são os casos em que a criança faz algo errado para que os pais a notem, olhem para ela;
*Não se exalte nem eleve o tom de voz quando for chamar atenção da criança. Explique o certo e o errado;
*Não bata. Além de perder a autoridade (na medida em que bater se torna normal), você vai causar no seu filho o pior dos sentimentos - o medo. A criança não pode crescer pensando que isso é certo.
O que fazemos/vivemos durante a infância reflete na vida adulta. Então faça seu filho ter a melhor imagem de você.
Pergunta enviada pela leitora NARA TRINDADE GARCIA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO E SAÚDE MENTAL

O trabalho tem papel importantíssimo na vida do ser humano e na saúde mental. Trabalhar faz com que nos sintamos úteis para a sociedade e o mundo. Na visão de Bleger (1984), não interessa apenas a ausência de doenças, mas o desenvolvimento integral das pessoas e da comunidade. A ênfase, então, na saúde mental, desloca-se da doença à saúde e à observação de como os seres humanos vivem em seu cotidiano. Atualmente, observa-se uma pressão constante contra a grande massa de trabalhadores existente em quase todo o mundo. Uma ameaça com objetivo certeiro faz com que milhares de pessoas sintam-se sobressaltadas, pois a única ferramenta de que dispõe – sua força de trabalho – pode ser dispensada a qualquer momento (CAPITÃO & HELOANI 2003, p.2). Isso se dá, em parte, pelo avanço da tecnologia que em muitos casos faz com que a força de trabalho seja substituída por máquinas que em curto prazo realizam atividades antes praticadas apenas por pessoas. Alguns indivíduos não conseguem a...

Jornal De Fato - Nova Santa Rita, RS

QUERIDOS AMIGOS E LEITORES DO BLOG. NESTA SEMANA ESTAREI INICIANDO PARCERIA OFICIALMENTE COM O JORNAL DE FATO/ NOVA SANTA RITA E REGIÃO. ESTOU FELIZ COM MAIS ESTA PARCERIA POIS, ME INCENTIVA A CONTINUAR ESCREVENDO E COLABORANDO DE ALGUMA FORMA COM JORNAIS E A POPULAÇÃO EM GERAL QUE TEM ACESSO AOS MEUS ESCRITOS. MAIS ESTE CONVITE, REAFIRMA O SUCESSO DO BLOG marianitapsicologa.blosgpot.com, POIS, FOI ATRAVÉS DELE QUE AS EQUIPES DOS JORNAIS O MENSAGEIRO E O DE FATO SE INTERESSARAM, CONHECERAM E GOSTARAM DO MEU TRABALHO. AGRADEÇO E ACEITO COM TODO O CARINHO O CONVITE DESTE JORNAL E DEIXO UM ABRAÇO ESPECIAL A MARIANA ORNELES MARTINS  (QUE APRESENTOU O BLOG PARA A EQUIPE), E TAMBÉM PARA LOURENÇO GRAIZ. UM BEIJO À TODOS E ATÉ A PRÓXIMA PUBLICAÇÃO. Prezada Psicóloga Marianita Ortaça:   O Jornal De Fato, sediado em Nova Santa Rita/RS, através de seu editor Manoel Lourenço Graiz, tendo conhecimento dos trabalhos elaborados e publicados pela psicóloga Marianita Ortaça, atravé...

31.03.2012 Estréia no Jornal O Mensageiro de Santo Ângelo.