Pular para o conteúdo principal

As emoções dos filhos de pais divorciados e a importância de uma boa relação



Sabemos que nos dias atuais o divórcio está sendo tratado cada vez com mais naturalidade. É comum conhecermos várias pessoas que se separaram do cônjuge ou crianças, adolescentes, adultos com pais separados.
Apesar de o divórcio ser tratado com menos espanto e mais compreensão não deixa de causar estresse para toda família, para o casal que está em processo de separação e, principalmente, para os filhos.
Mas, se a separação é inevitável, é muito importante que o casal saiba separar a vida de “recém-separados” e a vida de “pais dos filhos”. Ou seja, há um rompimento do vínculo amoroso entre homem e mulher, mas jamais pode haver um rompimento do vínculo de amor, o carinho, a atenção e decisão quanto aos filhos.
As pessoas casam-se e separam-se, conforme a vontade e desejo, mas quanto se tem frutos de uma relação a separação é somente válida no sentido de amor romântico. Os pais podem e devem continuar decidindo de forma conjunta tudo que diz respeito a (as) criança (as), adolescente (s).
O período que sucede a separação é turbulento, pois é quando é percebido o fim da estabilidade proporcionada pelo matrimônio.
Os autores Jonh Gottman e Joan  De Claire, em Inteligência Emocional, a Arte de Educar Nossos Filhos, esclarecem que a forma como os pais se tratam mutuamente afeta diretamente a criança. O conflito entre os pais tem sido considerado o maior fator de risco para a saúde emocional das crianças. Suas manifestações mais comuns como a hostilidade, a raiva, a linguagem agressiva, a desconfiança e até mesmo a agressão física cria um ambiente familiar instável e desequilibrado capaz de gerar nas crianças reações de insegurança, medo, estresse ou tristeza (Cavalcanti, 2012 p 28).
O importante é saber que, um ambiente conflituoso é péssimo para o desenvolvimento psicológico de uma criança, portanto, lembrem-se de não discutir/brigar na frente dos filhos e também – muito importante – não fale mal de seu ex-marido/ex-esposa para a criança.
Casamento acaba, filho é pra sempre! Então - pais separados - , procurem proporcionar o melhor em se tratando de relação para seus filhos. Lembrem-se sempre que o amor incondicional deve prevalecer às desavenças e ao egoísmo.

Inspirado em: Revista Psicanálise, 2012.: Divórcio e as emoções dos filhos. Autora: Cavalcanti, E.A.
Texto publicado nos Jornais: Jornal Missioneiro e O Mensageiro/ última semana de abril.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO E SAÚDE MENTAL

O trabalho tem papel importantíssimo na vida do ser humano e na saúde mental. Trabalhar faz com que nos sintamos úteis para a sociedade e o mundo. Na visão de Bleger (1984), não interessa apenas a ausência de doenças, mas o desenvolvimento integral das pessoas e da comunidade. A ênfase, então, na saúde mental, desloca-se da doença à saúde e à observação de como os seres humanos vivem em seu cotidiano. Atualmente, observa-se uma pressão constante contra a grande massa de trabalhadores existente em quase todo o mundo. Uma ameaça com objetivo certeiro faz com que milhares de pessoas sintam-se sobressaltadas, pois a única ferramenta de que dispõe – sua força de trabalho – pode ser dispensada a qualquer momento (CAPITÃO & HELOANI 2003, p.2). Isso se dá, em parte, pelo avanço da tecnologia que em muitos casos faz com que a força de trabalho seja substituída por máquinas que em curto prazo realizam atividades antes praticadas apenas por pessoas. Alguns indivíduos não conseguem a...

Jornal De Fato - Nova Santa Rita, RS

QUERIDOS AMIGOS E LEITORES DO BLOG. NESTA SEMANA ESTAREI INICIANDO PARCERIA OFICIALMENTE COM O JORNAL DE FATO/ NOVA SANTA RITA E REGIÃO. ESTOU FELIZ COM MAIS ESTA PARCERIA POIS, ME INCENTIVA A CONTINUAR ESCREVENDO E COLABORANDO DE ALGUMA FORMA COM JORNAIS E A POPULAÇÃO EM GERAL QUE TEM ACESSO AOS MEUS ESCRITOS. MAIS ESTE CONVITE, REAFIRMA O SUCESSO DO BLOG marianitapsicologa.blosgpot.com, POIS, FOI ATRAVÉS DELE QUE AS EQUIPES DOS JORNAIS O MENSAGEIRO E O DE FATO SE INTERESSARAM, CONHECERAM E GOSTARAM DO MEU TRABALHO. AGRADEÇO E ACEITO COM TODO O CARINHO O CONVITE DESTE JORNAL E DEIXO UM ABRAÇO ESPECIAL A MARIANA ORNELES MARTINS  (QUE APRESENTOU O BLOG PARA A EQUIPE), E TAMBÉM PARA LOURENÇO GRAIZ. UM BEIJO À TODOS E ATÉ A PRÓXIMA PUBLICAÇÃO. Prezada Psicóloga Marianita Ortaça:   O Jornal De Fato, sediado em Nova Santa Rita/RS, através de seu editor Manoel Lourenço Graiz, tendo conhecimento dos trabalhos elaborados e publicados pela psicóloga Marianita Ortaça, atravé...

31.03.2012 Estréia no Jornal O Mensageiro de Santo Ângelo.