Mais um ano letivo se inicia. Recomeça a nobre missão que vai além de ensinar, de alfabetizar, de transmitir sabedoria...
Nos dias de hoje o professor é muito mais que educador ou transmissor do conhecimento. É alguém que passa boa parte do dia com seu aluno e que o influencia diretamente. Torna-se - por vezes - mais importante que os pais em seu desenvolvimento, suaeducação, pois estes com a correria do dia-a-dia, na constante preocupação de prover bens materiais e recursos financeiros, visando a boa educação e o conforto dos filhos, acabam por não participar da vida deles como deveriam e passam a responsabilidade para outra pessoa – o professor.
Todos sabemos que isso não é o ideal. Que a criança precisa de atenção, carinho, amor, limites e educação vinda dos pais, do lar, do ambiente em que vive.
Em alguns casos nos dias atuais essa responsabilidade dos pais recai sobre os ombros dos professores.
Ser professor é fazer parte da vida do aluno, ser amigo, ser ouvinte, ser sensível a ponto de perceber que o bagunceiro da turma está apresentando certo comportamento para chamar atenção, pra dizer que algo não está certo. Está exteriorizando seu sentimento de confusão, de preocupação. Crianças não sabem se comunicar como nós. Então o fazem da maneira deles.
Ser professor é reivindicar seus direitos por um salário mais justo...
Ser professor é ter consciência de sua importância no mundo.
É saber que faz muita diferença na vida de seus alunos.
O professor é espelho, é herói, é incentivo.
Ser professor é ser especial e saber fazer com que cada aluno se sinta especial também.
Marianita Ortaça - Jornal Missioneiro 24.02.12
Comentários
Postar um comentário