Pular para o conteúdo principal

MENINAS DA NOITE


Hoje relato e indico o livro de Gilberto Dimenstem que foi baseado numa investigação sobre a prostituição de meninas-escravas no Brasil.
 Trata-se de uma viagem aos mais longínquos lugares do Brasil onde meninas são feitas escravas da prostituição. Meninas de oito, nove anos de idade muitas vezes levadas pelas próprias mães são “leiloadas” para o primeiro programa em casas noturnas e por lá permanecem. Outras são atraídas por promessas de emprego, mandadas para boates em lugares distantes e de difícil acesso e comunicação.  São mantidas em cativeiro pelos donos dos lugares que justificam a clausura com dívidas absurdas, muitas vezes impagáveis.
Quando tentam fugir são punidas com rigor exemplar ou até mesmo assassinadas por seus “donos”.  As meninas só conseguem a liberdade quando ficam muito doentes, grávidas ou se não atraem mais clientes.
É difícil acreditar que exista algo assim no Brasil, mas existe! E o autor do livro foi audacioso e arriscou-se na busca por histórias sobre o tráfico e paradeiros de meninas, enfrentando criminosos,  citando nomes de políticos que se ocultaram diante do fato. E conseguiu através de provas e denuncias desmascarar muitos “cafetões” e libertar meninas escravas. O Final, porém, não é tão feliz. Apesar da liberdade, a falta de preparação para o mercado de trabalho não oferece muitas perspectivas para elas e, muitas voltam a fazer a única coisa que aprenderam para sobreviver: vender o próprio corpo.
Abuso físico, humilhações, traumas psicológicos. A infância roubada deixa marcar para o resto da vida nas MENINAS DA NOITE.
Apesar de a leitura ser cheia de discursos sombrios, tristes e indignantes, é algo que nos instiga a querer saber mais, é uma leitura que prende a atenção e nos faz chegar ao fim do livro rapidamente.
                       
  Marianita Ortaça
(Texto publicado no caderno saúde, coluna "Psicologia" no Jornal Missioneiro)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO E SAÚDE MENTAL

O trabalho tem papel importantíssimo na vida do ser humano e na saúde mental. Trabalhar faz com que nos sintamos úteis para a sociedade e o mundo. Na visão de Bleger (1984), não interessa apenas a ausência de doenças, mas o desenvolvimento integral das pessoas e da comunidade. A ênfase, então, na saúde mental, desloca-se da doença à saúde e à observação de como os seres humanos vivem em seu cotidiano. Atualmente, observa-se uma pressão constante contra a grande massa de trabalhadores existente em quase todo o mundo. Uma ameaça com objetivo certeiro faz com que milhares de pessoas sintam-se sobressaltadas, pois a única ferramenta de que dispõe – sua força de trabalho – pode ser dispensada a qualquer momento (CAPITÃO & HELOANI 2003, p.2). Isso se dá, em parte, pelo avanço da tecnologia que em muitos casos faz com que a força de trabalho seja substituída por máquinas que em curto prazo realizam atividades antes praticadas apenas por pessoas. Alguns indivíduos não conseguem a...

Jornal De Fato - Nova Santa Rita, RS

QUERIDOS AMIGOS E LEITORES DO BLOG. NESTA SEMANA ESTAREI INICIANDO PARCERIA OFICIALMENTE COM O JORNAL DE FATO/ NOVA SANTA RITA E REGIÃO. ESTOU FELIZ COM MAIS ESTA PARCERIA POIS, ME INCENTIVA A CONTINUAR ESCREVENDO E COLABORANDO DE ALGUMA FORMA COM JORNAIS E A POPULAÇÃO EM GERAL QUE TEM ACESSO AOS MEUS ESCRITOS. MAIS ESTE CONVITE, REAFIRMA O SUCESSO DO BLOG marianitapsicologa.blosgpot.com, POIS, FOI ATRAVÉS DELE QUE AS EQUIPES DOS JORNAIS O MENSAGEIRO E O DE FATO SE INTERESSARAM, CONHECERAM E GOSTARAM DO MEU TRABALHO. AGRADEÇO E ACEITO COM TODO O CARINHO O CONVITE DESTE JORNAL E DEIXO UM ABRAÇO ESPECIAL A MARIANA ORNELES MARTINS  (QUE APRESENTOU O BLOG PARA A EQUIPE), E TAMBÉM PARA LOURENÇO GRAIZ. UM BEIJO À TODOS E ATÉ A PRÓXIMA PUBLICAÇÃO. Prezada Psicóloga Marianita Ortaça:   O Jornal De Fato, sediado em Nova Santa Rita/RS, através de seu editor Manoel Lourenço Graiz, tendo conhecimento dos trabalhos elaborados e publicados pela psicóloga Marianita Ortaça, atravé...

31.03.2012 Estréia no Jornal O Mensageiro de Santo Ângelo.